SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2As formas de manifestação do Direito EducacionalSociedade, educação e história: representações de professores sobre qualidade de ensino: um estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

CUNHA, Marcus Vinicius da. A antinomia do pensamento pedagógico: o delicado equilíbrio entre indivíduo e sociedade. Rev. Fac. Educ. [online]. 1993, vol.19, n.2, pp.189-204. ISSN 0102-2555.

O presente artigo situa as idéias pedagógicas entre o ideal de respeito ao indivíduo, de um lado, e as necessidades sociais, de outro. Analisa o pensamento de John Dewey como sendo fator de equilíbrio entre essas tendências potencialmente opostas. As contribuições educacionais da Psicologia mensuracionista e da Sociologia são consideradas como indicadoras da tendência de valorização das exigências da sociedade sobre a liberdade individual.

Palavras-chave : John Dewey; Psicologia Educacional; Sociologia Educacional; Testes Psicológicos; Educação Brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )