SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Avaliação da aprendizagem: análise de pesquisas produzidas no Brasil, no período 1980 a 1990Iluminismo e educação em Portugal: o legado do século XVIII ao XIX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Froebel e a concepção de jogo infantil. Rev. Fac. Educ. [online]. 1996, vol.22, n.1, pp.145-167. ISSN 0102-2555.

Jogos dirigidos pelos professores denominados atividades e dons froebelianos predominam na prática dos jardins de infância. Entretanto, a mais relevante contribuição do autor sobre o simbolismo infantil parece não ter sido muito valorizada. As idéias contraditórias de jogo infantil adotadas pelos jardins de infância froebelianos levam a autora a investigar as concepções sobre o tema, nas principais obras de Froebel como The Education of Man, The Mottoes and Commentaries of Mother-Play, The Songs and Music of the Mother-Play, The Pedagogics of the Kindergarten, e outras, de Susan Blow, como Symbolic Education e Letter to a Mother.

Keywords : Jardim de Infância; Teoria Froebeliana; Jogo Simbólico; Brinquedo; Brincadeira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )