SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professoresFormação de professores: saberes da docência e identidade do professor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

GONCALVES, Luiz Alberto de Oliveira. Trabalho docente e subjetividade: embate teórico e novas  perspectivas. Rev. Fac. Educ. [online]. 1996, vol.22, n.2, pp.43-71. ISSN 0102-2555.

A prática docente tem sido estudada de diferentes maneiras. Na maioria dos estudos a ela consagrados, os autores buscam compreendê- através da categoria trabalho, enquanto elemento estruturador do mundo social. Este artigo pretende mostrar que o modelo de análise até então usado refere-se a um tipo de modelo societário, que exclui dimensões da subjetividade dos docentes, dimensões essas fundamentais para se compreender a prática desses autores. Neste artigo, busca-se ainda apontar um outro modelo de análise da prática docente, apoiado na Sociologia da Experiência.

Keywords : Prática Docente; Trabalho; Subjetividade; Experiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )