SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Educadores de mulheres: as filhas da caridade de São Vicente de Paulo: servas de pobres e doentes, espirituais, professorasTransformações tecnológicas e padrão de qualificação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Elementos teórico-metodológicos na construção e na reconstrução da didática. Educ. Rev. [online]. 1991, n.14, pp.40-47. ISSN 0102-4698.

O texto apresenta elementos teórico-metodológicos para a construção de uma Nova Didática com base na concepção dialético-materialista do ensino, entendido como objeto de estudo da área da Didática. Os elementos são construídos em torno de dimensões do fenômeno do ensino - histórica, antropológica, ideológica, teológica, e expressam as características desse fenômeno na escola brasileira, tal como sugerido pela produção intelectual da área, produzida no Brasil, na década de 80.  As características do ensino tratadas no texto salientam reducionismos, princípios, conceitos, direções e questões para investigação na construção da Nova Didática.

Palabras clave : Didática; Características do Ensino; Concepção Dialético-Materialista do Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )