SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Educadores de mulheres: as filhas da caridade de São Vicente de Paulo: servas de pobres e doentes, espirituais, professorasTransformações tecnológicas e padrão de qualificação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Elementos teórico-metodológicos na construção e na reconstrução da didática. Educ. Rev. [online]. 1991, n.14, pp.40-47. ISSN 0102-4698.

O texto apresenta elementos teórico-metodológicos para a construção de uma Nova Didática com base na concepção dialético-materialista do ensino, entendido como objeto de estudo da área da Didática. Os elementos são construídos em torno de dimensões do fenômeno do ensino - histórica, antropológica, ideológica, teológica, e expressam as características desse fenômeno na escola brasileira, tal como sugerido pela produção intelectual da área, produzida no Brasil, na década de 80.  As características do ensino tratadas no texto salientam reducionismos, princípios, conceitos, direções e questões para investigação na construção da Nova Didática.

Palavras-chave : Didática; Características do Ensino; Concepção Dialético-Materialista do Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )