SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16O público e o privado no ensino: para uma análise do período 1930-1945Heurística e educação matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

VAL, Maria da Graça Costa. A integração lingüística como objeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Educ. Rev. [online]. 1992, n.16, pp.23-30. ISSN 0102-4698.

Este texto, síntese teórica de um curso ministrado para professores, procura caracterizar o objeto de ensino-aprendizagem do português como sendo a interação lingüística, nos processos de produção e recepção de textos orais e escritos. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem como interlocuções e vê a leitura e a produção de textos como interlocução através da escrita, postulando que, nesse processo interacional, a dimensão pragmática condicional a dimensão gramatical da linguagem. Procura, então, apontar os vários níveis em que se processa o trabalho lingüístico do leitor/produtor de textos e discutir as implicações dessa concepção para o ensino da língua materna.

Palabras clave : Ensino de Língua Materna; Leitura e Produção de Textos; Concepção de Linguagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )