SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Libros franceses y educación nacional: componentes de un proceso de transferencia cultural-chile, 1840-1880Formação de professores primários e identidade nacional em Moçambique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SOARES, Leôncio José Gomes. A política de educação de adultos: a campanha de 1947. Educ. Rev. [online]. 1998, n.28, pp.51-62. ISSN 0102-4698.

A Primeira Campanha Nacional de Educação de Adultos no Brasil (1947/1963) foi um marco importante no processo de constituição do campo teórico-prático da área. Este texto procura reconstituir, a partir de entrevistas realizadas, do acesso a fontes primárias e de pesquisas já realizadas sobre o tema, o que foi a Campanha de Educação de Adultos no Estado de Minas Gerais. Nele demonstramos que diversas concepções a respeito da educação de adultos conviveram ente o início da Campanha e o golpe de 64. Essas concepções variaram em conseqüência de fatores diversos, associados às mudanças socioeconômicas, políticas e culturais ocorridas nos diferentes momentos.

Palavras-chave : Educação de Adultos; Política Educacional; História da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )