SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29A construção de uma infância escolarizada: a escola na literatura infantil (1900-1935) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

DOMINGUES, I. et al. Transdisciplinaridade: descondicionando o olhar sobre o conhecimento: a criação do Instituto de Estudos Avançados da UFMG, as pesquisas transdisciplinares e os novos paradigmas. Educ. Rev. [online]. 1999, n.29, pp.109-116. ISSN 0102-4698.

O presente trabalho propõe as bases conceituais para fundamentar o projeto de criação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade Federal de Minas Gerais. O texto tem um caráter de política acadêmica e de discussão etimológica. Ao trabalhar os conceitos que fundamentam a proposta e definir os parâmetros de funcionamento do IEAT, acredita-se que os grupos de pesquisa da Universidade encontrão no artigo as balizas para fundamentar suas propostas ao se candidatarem às linhas de fomento do Instituto, em seus diferentes campos de atuação.

Palabras clave : Novos Paradigmas; Sistemas Complexos; Inteligência Coletiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )