SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Globalización, resistencias y educación: reflexiones sobre gênero y educación en valoresGrupos nos limiares do saber: o caso da Bioquímica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo  e  COSTA, Samira Lima da. Educação ambiental, corpo e sociedade: tecendo relações. Educ. Rev. [online]. 2003, n.38, pp.173-192. ISSN 0102-4698.

Nas últimas duas décadas, a educação ambiental vem contribuindo para consolidar, na Educação, paradigmas que incorporem o debate acerca de padrões societários inerentes à perspectiva ambientalista e de como nos entendemos como seres da natureza. Contudo, nas diferentes abordagens que definem esta prática educativa é notória a reduzida problematização e compreensão da dimensão corporal vinculada ao ambiente em contextos históricos definidos. Objetivamos refletir criticamente sobre tal questão, argumentando no sentido que o repensar das relações humanas com o meio natural passa pela percepção do ‘eu’ e do ‘outro’ na sociedade e no mundo e por uma Educação Ambiental que relacione as esferas individuais e coletivas de organização social.

Palavras-chave : Educação; Ambiente; Corpo; Sociedade; Emancipação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )