SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41O cinema e a História: reflexões e relato de uma experiência de ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

LOPES, José de Sousa Miguel. Educação e cinema: contestando a hegemonia hollywoodiana. Educ. Rev. [online]. 2005, n.41, pp.193-223. ISSN 0102-4698.

Neste trabalho procuraremos mostrar que não é possível sugerir alternativas cinematográficas e educacionais ao cinema de matriz hollywoodiana sem antes procurar fazer sua radiografia, na tentativa de desnudar seus conceitos e seus métodos. Em seguida analisaremos o modo como, na interação dos sujeitos com o cinema, eles se tornam mediadores deste, assim como o cinema se trona mediador deste, assim como o cinema se trona mediador entre os sujeitos. Procuraremos mostrar o modo como repercute o cinema de vertente hollywoodiana nas crianças e adolescentes e de que margem de liberdade eles dispõem para fazer escolhas. Buscamos demonstrar que, se não forem oferecidas, entre muitas outras, as experiências dos valores que desejamos transmitir, a educação conforme esses valores convertem-se numa tarefa impossível. Trata-se de oferecer a possibilidade de os nossos alunos verem outro tipo de cinema, de forma a fazerem as melhores escolhas. Finalizaremos nosso trabalho defendendo um cinema de reflexão, de pensamento e de resistência às formas banais.

Palabras clave : Educação; Valores; Cinema Hollywoodiano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )