SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42A contribuição e os reflexos do sistema de avaliação da educação básica na sala de aula: o caso Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVEA Vila Olímpica da Maré/RJ e a relação Estado, sociedade civil e políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

OLIVEIRA, Dalila Andrade  e  PAOLIELLO, Maria do Carmo. Algumas reflexões sobre a noção de público no contexto da política educacional brasileira. Educ. Rev. [online]. 2005, n.42, pp.155-169. ISSN 0102-4698.

Desde o final do século XIX, a escola pública tem sido objeto de intenso debate. Mas o que é essa escola pública? Se ela se apresenta de formas diversas desde o seu surgimento, é possível defini-la de modo universalista Basta que uma escola seja mantida por órgãos estatais para ser nomeada pública? Este ensaio apresenta uma breve discussão, com base na realidade educacional brasileira mais recente, sobre como tempos e lugares diferentes produziram conceitos distintos de “público”, em função da relação que a sociedade civil estabelece com o Estado. A tese defendida é que se pode abstrair, a partir da forma pela qual os homens se organizam em sociedade em um dado momento e dos mecanismos que criam para institucionalizar essa forma social, o conceito de “público” nela expressa, sendo que diferentes concepções e práticas políticas podem coexistir numa mesma realidade.

Palavras-chave : Política Educacional; Escola Pública; Estado e Educação; Democratização da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )