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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
OLIVEIRA, Dalila Andrade e PAOLIELLO, Maria do Carmo. Algumas reflexões sobre a noção de público no contexto da política educacional brasileira. Educ. Rev. [online]. 2005, n.42, pp.155-169. ISSN 0102-4698.
Desde o final do século XIX, a escola pública tem sido objeto de intenso debate. Mas o que é essa escola pública? Se ela se apresenta de formas diversas desde o seu surgimento, é possível defini-la de modo universalista Basta que uma escola seja mantida por órgãos estatais para ser nomeada pública? Este ensaio apresenta uma breve discussão, com base na realidade educacional brasileira mais recente, sobre como tempos e lugares diferentes produziram conceitos distintos de público, em função da relação que a sociedade civil estabelece com o Estado. A tese defendida é que se pode abstrair, a partir da forma pela qual os homens se organizam em sociedade em um dado momento e dos mecanismos que criam para institucionalizar essa forma social, o conceito de público nela expressa, sendo que diferentes concepções e práticas políticas podem coexistir numa mesma realidade.
Palavras-chave : Política Educacional; Escola Pública; Estado e Educação; Democratização da Educação.