SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3STUDY ABOUT RAILWAY COURSES BETWEEN 1940 TO 1960 FROM RAILWAY MAGAZINESLITERARY LITERACIES: WHAT IS EVALUATED IN THE NATIONAL HIGH SCHOOL EXAM? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla  and  HENRIQUE, Fabiana. O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.169-194. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698129785.

O objetivo deste artigo é investigar como o livro didático aborda o texto literário, visando identificar a concepção de literatura que permeia as atividades organizadas no livro e os gêneros textuais que são mais privilegiados. Este artigo apresenta a análise de cinco livros indicados pelo PNLD/2010 para os alunos que estão no primeiro ano do Ensino Fundamental, alunos de 6 anos. Adotaram-se como procedimentos metodológicos: a) construção de um roteiro de análise que especificasse os aspectos físicos e organizacionais dos livros; b) adaptação da tabela construída por Kaufman e Rodríguez (1995) para identificar os gêneros textuais selecionados pelos livros didáticos. Dos cinco livros analisados, dois deles mantêm uma preocupação explícita com a formação de leitores, respeitando a função estética do texto literário, adotando como concepção a literatura fruitiva; três dos livros analisados afastam-se dessa concepção e exploram o texto literário como pretexto para ensino da língua.

Keywords : Livro Didático; Literatura fruitiva; Formação de leitores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )