Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação em Revista
versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621
Resumen
NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla y HENRIQUE, Fabiana. O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.169-194. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-4698129785.
O objetivo deste artigo é investigar como o livro didático aborda o texto literário, visando identificar a concepção de literatura que permeia as atividades organizadas no livro e os gêneros textuais que são mais privilegiados. Este artigo apresenta a análise de cinco livros indicados pelo PNLD/2010 para os alunos que estão no primeiro ano do Ensino Fundamental, alunos de 6 anos. Adotaram-se como procedimentos metodológicos: a) construção de um roteiro de análise que especificasse os aspectos físicos e organizacionais dos livros; b) adaptação da tabela construída por Kaufman e Rodríguez (1995) para identificar os gêneros textuais selecionados pelos livros didáticos. Dos cinco livros analisados, dois deles mantêm uma preocupação explícita com a formação de leitores, respeitando a função estética do texto literário, adotando como concepção a literatura fruitiva; três dos livros analisados afastam-se dessa concepção e exploram o texto literário como pretexto para ensino da língua.
Palabras clave : Livro Didático; Literatura fruitiva; Formação de leitores.