SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3ESTUDO SOBRE OS CURSOS FERROVIÁRIOS NOS ANOS DE 1940 A 1960 A PARTIR DE REVISTAS FERROVIÁRIASLETRAMENTOS LITERÁRIOS: O QUE SE AVALIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

NEITZEL, Adair de Aguiar; CARVALHO, Carla  e  HENRIQUE, Fabiana. O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES. Educ. Rev. [online]. 2015, vol.31, n.3, pp.169-194. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698129785.

O objetivo deste artigo é investigar como o livro didático aborda o texto literário, visando identificar a concepção de literatura que permeia as atividades organizadas no livro e os gêneros textuais que são mais privilegiados. Este artigo apresenta a análise de cinco livros indicados pelo PNLD/2010 para os alunos que estão no primeiro ano do Ensino Fundamental, alunos de 6 anos. Adotaram-se como procedimentos metodológicos: a) construção de um roteiro de análise que especificasse os aspectos físicos e organizacionais dos livros; b) adaptação da tabela construída por Kaufman e Rodríguez (1995) para identificar os gêneros textuais selecionados pelos livros didáticos. Dos cinco livros analisados, dois deles mantêm uma preocupação explícita com a formação de leitores, respeitando a função estética do texto literário, adotando como concepção a literatura fruitiva; três dos livros analisados afastam-se dessa concepção e exploram o texto literário como pretexto para ensino da língua.

Palavras-chave : Livro Didático; Literatura fruitiva; Formação de leitores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )