SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34UNDER THE SHADE OF TREES… BREATHING FRESH AIR: EDUCATION AND AMUSEMENT IN NATURAL SPACES IN SÃO PAULO OF THE 1920’SPHYSICAL EDUCATION’S THEORETICAL BACKGROUND IN CURRICULAR PROPOSALS AT PUBLIC SCHOOLS IN SÃO PAULO: AN ANALYSIS OF PEDAGOGICAL APPROACHES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SALVADORI, MARIA ANGELA BORGES. EM LETRAS E RITMOS: VISÕES DE ESCOLA, EDUCAÇÃO E TRABALHO NO SAMBA BRASILEIRO (1930-1950). Educ. Rev. [online]. 2018, vol.34, e200775.  Epub Sep 20, 2018. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698200775.

Este artigo analisa o modo como questões ligadas ao analfabetismo, escola, educação e experiência foram tratadas em canções compostas por sambistas brasileiros que se autodenominavam “malandros”. Dialogando com a história social inglesa, particularmente com os trabalhos de E. P. Thompson, considera que este cancioneiro constitui fonte histórica que permite o acesso a formas de pensar e sentir dos grupos populares quanto à escola e à educação, especialmente entre os anos 1930 e 1950, período em que esses sambas alcançaram sucesso por meio do rádio. Conclui que essas composições, mesmo tematizando sujeitos ou situações singulares, foram exercícios sonoros de crítica social e educação política, com a constância de certas tópicas: denúncia das desigualdades educacionais e escolares e do preconceito contra o analfabeto, conflito entre cultura letrada e cultura popular e, por fim, uma postura anti-intelectualista que desdenhava dos saberes escolares vistos como pouco úteis diante das urgências da vida cotidiana.

Keywords : História da Educação; Samba; Radiodifusão; Cultura Popular; Música Popular Brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )