SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35POLITICS, EDUCATION AND MODERNITY OF FREIREAN THOUGHTPOPULAR EDUCATION ABOUT HUMAN RIGHTS DURING THE LITERACY OF YOUNG, ADULT AND ELDERLY POPULATION: A EXPERIENCE OF PROJETO MOVA-BRASIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

LEITE, LÚCIA HELENA ALVAREZ; RAMALHO, BÁRBARA BRUNA MOREIRA  and  CARVALHO, PAULO FELIPE LOPES DE. A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL SOBRE A ESCOLA. Educ. rev. [online]. 2019, vol.35, e214079.  Epub May 15, 2019. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698214079.

A escola brasileira carrega a herança de nosso passado colonial, que impôs a cultura e o conhecimento de povos dominantes a identidades que se expressavam de forma distinta e, por isso, não eram reconhecidos como legítimos. Sob essa perspectiva, a atuação da escola muitas vezes resultou na destruição de culturas e saberes; revelando a violência dessa instituição. Em Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire denuncia tal realidade e propõe, como forma de ruptura, uma Educação para a Liberdade. Em 1989, Aníbal Quijano cria o termo ‘colonialidade’, para denunciar que a dominação presente nos sistemas coloniais perdura mesmo com o fim das colônias. Para ele, os padrões de poder, de saber e de ser são impostos pela lógica europeia, capitalista, ‘nortecentrada’. Como Freire, Quijano propõe o rompimento com esta colonialidade, apontando para uma perspectiva decolonial, que se encontra com a educação como prática da liberdade, revelando que outra educação é possível.

Keywords : Educação Colonial; Pedagogia do Oprimido; Perspectiva Decolonial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )