SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36APONTAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO EM REDE NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTAENXADA, CANETA E MOUSE: O DIÁLOGO ENTRE TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

RIBEIRO, DILSON FERREIRA; LARA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE  e  LIMA, VALDEREZ MARINA DO ROSÁRIO. PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: METANÁLISE EM ALGUMAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e215616.  Epub 26-Maio-2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698215616.

Este artigo aborda estudos que articulam Educação e ensino da Matemática para estudantes com paralisia cerebral (PC). Objetiva identificar os principais resultados de pesquisas realizadas no período de 2000 a 2018 e, por meio de uma metanálise, responder à questão: nas produções na área de Educação e de ensino da Matemática voltadas para estudantes com paralisia cerebral, como é explicitada a participação dos estudantes, quais os objetivos e procedimentos metodológicos utilizados e quais as características dos resultados alcançados? Uma Análise Textual Discursiva das produções selecionadas em bases de dados digitais evidencia oito categorias finais emergentes: aprendizagem; formação profissional; mudanças de concepções; relevância do tema; tecnologia no ensino; Matemática e contextualização; proposta individualizada; atendimento especializado. Essa análise mostra que produções nacionais têm foco na formação de professores, enquanto produções europeias ou estadunidenses preocupam-se com a avaliação da capacidade cognitiva do estudante, apontando para a necessidade de integrar os dois focos, professor e estudante.

Palavras-chave : Educação Matemática; Ensino da Matemática; Paralisia Cerebral.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )