SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36CARTOGRAPHY OF THE IMPLEMENTATION OF THE SCHOOL HEALTH PROGRAM (PSE): IMPLICATIONS FOR THE DEMEDICALIZATION PROCESSEUGENIST AND SOCIAL HYGIENE HUMAN FORMATION PROJECTS: PRESCRIPTIONS FOR PHYSICAL EDUCATION IN MAGAZINES (1932-1960) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

JOAQUIM, FELIPE FERREIRA  and  CAMARGO, MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: OFICINAS. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e218538.  Epub July 30, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698218538.

Trata-se de uma revisão bibliográfica sobre oficinas enquanto modalidade educativa. Foram analisados 256 artigos científicos oriundos de periódicos contidos na área de avaliação Educação na Plataforma Sucupira do CNPq que possuíam o termo oficina, seja no título, nas palavras-chave ou no resumo. As oficinas foram categorizadas e descritas de acordo com seus objetivos e modos de execução: oficina de trabalho, oficina didática, oficina pedagógica, oficina de leitura e escrita, oficina artística e oficina terapêutica. Dos artigos levantados, somente seis tinham como foco de análise a prática de oficinas enquanto modalidade educativa; os restantes empregaram as oficinas enquanto meio para o desenvolvimento de temas diversos. Por fim, argumentamos que a prática de oficinas no campo da Educação pode se revelar um instrumento profícuo para a produção de conhecimentos, processos de subjetivação e emancipação.

Keywords : processos educacionais; metodologia de ensino; educação não formal.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )