SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36CHALLENGES AND PERSPECTIVES OF THE RESEARCH METHODOLOGY IN A PROFESSIONAL MASTER'S DEGREE COURSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

SILVA, PAULO FRAGA DA; ISHII, IONE  and  KRASILCHIK, MYRIAM. CÓDIGO DE ÉTICA DOCENTE: UM DILEMA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36, e215216.  Epub May 27, 2020. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698215216.

Os cursos de formação docente têm priorizado o domínio cognitivo em detrimento do afetivo, com forte componente ético próprio do cotidiano acadêmico. A partir de dilemas éticos constatados no exercício docente, sentimos a necessidade de trazer um panorama dos aspectos abordados pela literatura pertinente ao tema e de alguns códigos de ética docente. A adoção ou não desses códigos é um tema polêmico. Este texto tem o objetivo de trazer à tona essa polêmica como contribuição para a profissionalização dos professores, para que eles sejam capazes de antecipar as situações de dilemas éticos que acontecem na escola, em sua complexidade e contradição, dando a estas um melhor encaminhamento. Com isso, espera-se que o futuro professor esteja mais preparado para o enfrentamento dessas situações no relacionamento com os alunos, os colegas e as instituições. A análise dos dilemas existentes na escola pode resultar em decisões mais justas que considerem, além das perspectivas acadêmicas e institucionais, também os aspectos humanos. Nossa proposta é a de que essa discussão seja amplamente abordada nos cursos de formação docente.

Keywords : Ética; Formação Docente; Códigos de Ética; Valores.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )