SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37TEACHING SPACES FOR CLINICAL MEDICINE AND EXPERIMENTATION: HOSPITALS AND LABORATORIES IN MEXICO CITY, 19TH CENTURYARCHITECTURAL SPACE AND THE REGULATION OF CHILDREN'S BODIES: CLASSROOMS, LATE NINETEENTH AND EARLY TWENTIETH CENTURY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

ORTEGA, CARLOS. APRENDER A HABITAR A ARQUITETURA ESCOLAR DA NOVA ORDEM URBANA (DISTRITO FEDERAL, MÉXICO, 1932). Educ. rev. [online]. 2021, vol.37, e24481.  Epub Mar 16, 2021. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469824481.

Em 1932, a equipe de técnicos liderada pelo arquiteto funcionalista Juan O´Gorman desenvolveu um projeto de arquitetura escolar para os bairros populares do Distrito Federal (México). Uma dessas escolas, a Escola Primária Emiliano Zapata (atualmente reconhecida como monumento artístico nacional), foi construída em um bairro fundado no norte da Cidade do México como parte de uma estratégia de expansão urbana promovida por empresários e pelo governo mexicano. Seus construtores pensaram que o prédio da escola era o meio de transformar as classes populares da sociedade mexicana e promover uma ordem urbana moderna. A arquitetura funcionalista da escola gerasse discussões acaloradas entre engenheiros e arquitetos sobre o impacto desse tipo de construção na paisagem urbana e no gosto de seus habitantes. No entanto, seus promotores garantiram que, eventualmente, as classes populares aprenderiam a habitar os novos edifícios da escola e superariam o analfabetismo e a insalubridade que afetavam seus corpos e mentes.

Keywords : Arquitetura escolar; Aprendendo; Modernidade; Ordem urbana; Juan O'Gorman.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )