SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38CATOLICISMO EN LOS LIBROS DE TEXTO DE EDUCACIÓN CÍVICA Y MORAL DURANTE EL GOBIERNO DE STROESSNER EN PARAGUAYPERSPECTIVAS DE FORMACIÓN DE PROFESORES EN LAS OBRAS DE LA FERIA CATARINENSE DE MATEMÁTICAS: UNA MIRADA A LA CATEGORÍA DE PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

FERRARINI, ROSILEI; BEHRENS, MARILDA APARECIDA  y  TORRES, PATRICIA LUPION. METODOLOGIAS ATIVAS E PORTFÓLIOS AVALIATIVOS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS NO BRASIL SOBRE ESSA RELAÇÃO?. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e34179.  Epub 20-Ago-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469834179.

Esta pesquisa qualitativa consistiu-se em uma revisão sistemática integrativa das produções científicas no Brasil, considerando artigos revisados por pares, na área educacional. Buscou-se responder à problemática: qual a relação estabelecida entre as metodologias ativas e o uso de portfólios como procedimento avaliativo? Objetivou-se investigar a necessária relação entre teoria e prática a partir de uma visão de complexidade em educação. Coletaram-se os dados nas plataformas da Capes, Scielo e Redalyc. Com 115 artigos iniciais, após tratamento com critérios de inclusão e exclusão, obtiveram-se para análise final 25 publicações. Constatou-se que metodologias ativas e portfólios, em sua maioria, são aplicados na educação em saúde, em cursos de graduação. Foram identificadas três relações principais: relações legais, educacionais e pedagógicas. O portfólio, para além da avaliação, obtém o status de método de ensino e aprendizagem e um atributo reflexivo ao aliar-se à metodologia da problematização. Como uma visão inovadora da prática pedagógica, fundamenta-se na concepção de educação do paradigma da complexidade aliada à educação transformadora.

Palabras clave : metodologias ativas; portfólios; avaliação da aprendizagem; aprendizagem ativa; revisão sistemática integrativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )