SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38O CATOLICISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE EDUCACIÓN CÍVICA Y MORAL DURANTE O GOVERNO DE STROESSNER, NO PARAGUAIPERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS TRABALHOS DA FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A CATEGORIA PROFESSOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

FERRARINI, ROSILEI; BEHRENS, MARILDA APARECIDA  e  TORRES, PATRICIA LUPION. METODOLOGIAS ATIVAS E PORTFÓLIOS AVALIATIVOS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS NO BRASIL SOBRE ESSA RELAÇÃO?. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e34179.  Epub 20-Ago-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469834179.

Esta pesquisa qualitativa consistiu-se em uma revisão sistemática integrativa das produções científicas no Brasil, considerando artigos revisados por pares, na área educacional. Buscou-se responder à problemática: qual a relação estabelecida entre as metodologias ativas e o uso de portfólios como procedimento avaliativo? Objetivou-se investigar a necessária relação entre teoria e prática a partir de uma visão de complexidade em educação. Coletaram-se os dados nas plataformas da Capes, Scielo e Redalyc. Com 115 artigos iniciais, após tratamento com critérios de inclusão e exclusão, obtiveram-se para análise final 25 publicações. Constatou-se que metodologias ativas e portfólios, em sua maioria, são aplicados na educação em saúde, em cursos de graduação. Foram identificadas três relações principais: relações legais, educacionais e pedagógicas. O portfólio, para além da avaliação, obtém o status de método de ensino e aprendizagem e um atributo reflexivo ao aliar-se à metodologia da problematização. Como uma visão inovadora da prática pedagógica, fundamenta-se na concepção de educação do paradigma da complexidade aliada à educação transformadora.

Palavras-chave : metodologias ativas; portfólios; avaliação da aprendizagem; aprendizagem ativa; revisão sistemática integrativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )