SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38EL SISTEMA DE INSPECCIÓN DOCENTE EN LA PRIMERA MITAD DEL SIGLO XX EN PARANÁLA OBRA COREOGRÁFICA COMO EXPERIENCIA POÉTICA Y EDUCATIVA: UM ENFOQUE FENOMENOLÓGICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

ARAUJO, KARLA DANIELE DE SOUZA; SILVA, EDVÂNEA MARIA DA  y  FREITAS, VIRGINIA CELIA PESSOA DE. LER NÃO TEM FIM: UMA BREVE INCURSÃO POR ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA SALA DE AULA. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e235883.  Epub 15-Sep-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698235883.

Neste artigo, partimos do relato de três experiências vividas no contexto do IFPE Campus Recife para pensar sobre o ensino de literatura no nível médio integrado. Nosso objetivo com esse trabalho é discutir como o ensino de literatura pode estimular a construção de conhecimentos numa perspectiva que convoque o estudante, como sujeito histórico, ao encontro com a (e pela) linguagem, principalmente com base no pensamento de Candido (1988), Freire (1989) e Manguel (1997). Podemos destacar algumas questões que se revelaram centrais nas nossas experiências: a importância de abrir espaço para as vozes que povoam a sala de aula; a urgência da dinâmica entre linguagem e realidade, no confronto e nos encontros da obra de arte com a vida vivida; e a valorização da autoria, da construção coletiva e das múltiplas estratégias de leitura como respostas possíveis a problemas como a apatia, os obstáculos do currículo e o tempo.

Palabras clave : Ensino de literatura; Relato de experiência; Ensino médio integrado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )