SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38O SISTEMA DE INSPEÇÃO DO ENSINO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NO PARANÁA OBRA COREOGRÁFICA COMO EXPERIÊNCIA POÉTICA E EDUCATIVA: UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

ARAUJO, KARLA DANIELE DE SOUZA; SILVA, EDVÂNEA MARIA DA  e  FREITAS, VIRGINIA CELIA PESSOA DE. LER NÃO TEM FIM: UMA BREVE INCURSÃO POR ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA SALA DE AULA. Educ. rev. [online]. 2022, vol.38, e235883.  Epub 15-Set-2022. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-4698235883.

Neste artigo, partimos do relato de três experiências vividas no contexto do IFPE Campus Recife para pensar sobre o ensino de literatura no nível médio integrado. Nosso objetivo com esse trabalho é discutir como o ensino de literatura pode estimular a construção de conhecimentos numa perspectiva que convoque o estudante, como sujeito histórico, ao encontro com a (e pela) linguagem, principalmente com base no pensamento de Candido (1988), Freire (1989) e Manguel (1997). Podemos destacar algumas questões que se revelaram centrais nas nossas experiências: a importância de abrir espaço para as vozes que povoam a sala de aula; a urgência da dinâmica entre linguagem e realidade, no confronto e nos encontros da obra de arte com a vida vivida; e a valorização da autoria, da construção coletiva e das múltiplas estratégias de leitura como respostas possíveis a problemas como a apatia, os obstáculos do currículo e o tempo.

Palavras-chave : Ensino de literatura; Relato de experiência; Ensino médio integrado.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )