SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39LA SALLE'S SMALL CHRISTIAN SCHOOLS: ORGANIZATION AND WORK IN THE FIRST FOUNDATION YEARSDIALOGICAL INTERACTION AS MEDIATION IN THE PROCESS OF WRITTEN LANGUAGE ACQUISITION BY THE DEAF author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698On-line version ISSN 1982-6621

Abstract

CRUZ, ROSANA EVANGELISTA DA; SALES, LUÍS CARLOS  and  ALMEIDA, LUCINE RODRIGUES VASCONCELOS BORGES DE. O FINANCIAMENTO DA EJA NO FUNDEB: A POLÍTICA QUE REITEROU A NEGAÇÃO DO DIREITO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e32398.  Epub June 10, 2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469832398.

O estudo objetiva analisar o financiamento da EJA, problematizando os limites da matriz de financiamento do Fundeb. Buscou responder ao seguinte questionamento: o que justifica a existência de valores por aluno do Fundeb para a EJA menores do que o mínimo definido nacionalmente em Estado que recebe a complementação da União? A investigação foi de natureza quanti-qualitativa e de cunho documental. Teve como referências estudos sobre financiamento da educação e de políticas públicas para EJA. A pesquisa revelou que os valores de EJA, inferiores ao mínimo definido nacionalmente, ocorreu somente no estado do Piauí, devido a trava que impõe que a modalidade não pode se apropriar de mais de 15% do total do Fundo. O problema ocorreu nos últimos anos do Fundeb, 2017 a 2020, penalizando redes que investiram, significativamente, no aumento das matrículas de EJA, desconsiderando as realidades locais e negando os princípios constitucionais que asseguram o direito humano à educação.

Keywords : política educacional; financiamento da educação; Fundeb; Educação de Jovens e Adultos; EJA.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )