SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39LAS PEQUEÑAS ESCUELAS CRISTIANAS DE LA SALLE: ORGANIZACIÓN Y TRABAJO EN LOS PRIMEROS AÑOS DE FUNDACIÓNLA INTERACCIÓN DIALÓGICA COMO MEDIACIÓN EN EL PROCESO DE ADQUISICIÓN DEL LENGUAJE ESCRITO POR PARTE DE LOS SORDOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

CRUZ, ROSANA EVANGELISTA DA; SALES, LUÍS CARLOS  y  ALMEIDA, LUCINE RODRIGUES VASCONCELOS BORGES DE. O FINANCIAMENTO DA EJA NO FUNDEB: A POLÍTICA QUE REITEROU A NEGAÇÃO DO DIREITO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e32398.  Epub 10-Jun-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469832398.

O estudo objetiva analisar o financiamento da EJA, problematizando os limites da matriz de financiamento do Fundeb. Buscou responder ao seguinte questionamento: o que justifica a existência de valores por aluno do Fundeb para a EJA menores do que o mínimo definido nacionalmente em Estado que recebe a complementação da União? A investigação foi de natureza quanti-qualitativa e de cunho documental. Teve como referências estudos sobre financiamento da educação e de políticas públicas para EJA. A pesquisa revelou que os valores de EJA, inferiores ao mínimo definido nacionalmente, ocorreu somente no estado do Piauí, devido a trava que impõe que a modalidade não pode se apropriar de mais de 15% do total do Fundo. O problema ocorreu nos últimos anos do Fundeb, 2017 a 2020, penalizando redes que investiram, significativamente, no aumento das matrículas de EJA, desconsiderando as realidades locais e negando os princípios constitucionais que asseguram o direito humano à educação.

Palabras clave : política educacional; financiamento da educação; Fundeb; Educação de Jovens e Adultos; EJA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )