SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39FORMACIÓN PEDAGÓGICA EN EL APRENDIZAJE DIALÓGICO: CONTRIBUCIONES A LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN TIEMPOS DE AISLAMIENTO SOCIALINDICADORES DE LA TERCERA MISIÓN UNIVERSITARIA: PERSPECTIVAS PARA MEDIR LAS CONTRIBUCIONES DE LAS UNIVERSIDADES A LA SOCIEDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

MIORALLI, PAULO CESAR  y  AVALLONE, ELSON. CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL DE VENTO DIDÁTICO COMO APLICAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO TÉCNICO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e39236.  Epub 10-Jul-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469839236.

Um túnel de vento didático foi projetado e construído como proposta pedagógica voltada a docentes e discentes de um curso técnico em mecatrônica integrado ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo. A proposta teve como objetivo analisar os resultados na aprendizagem a partir da execução do projeto agregado a um ensaio experimental, assim como averiguar a integração de conteúdos e a interdisciplinaridade nessa prática didática além de apresentar a análise técnico-matemática envolvida na construção do equipamento e no ensaio experimental. A abordagem simultânea e integrada entre análise da prática pedagógica e investigação técnico-matemática constitui-se em um diferencial desta pesquisa. Pontos positivos advindos da prática pedagógica foram evidenciados e podem subsidiar interações didáticas futuras no desenvolvimento de projetos com ensaio experimental. Além da comprovação de teorias existentes sobre dinâmica do ar, a proposta buscou aproximar os discentes ao universo da ciência aplicada por meio de uma mediação docente dialógica e incitante, assim como fornecer uma visão holística entre teoria e prática ambientadas no ensino médio integrado à formação profissional e tecnológica.

Palabras clave : projeto escolar; prática pedagógica; interdisciplinaridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )