SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39DESARROLLO PROFESIONAL DOCENTE Y EDUCACIÓN BÁSICA EN LA PANDEMIA DEL COVID-19CICLOPEDALEIROS: PROCESOS EDUCATIVOS DERIVADOS DE LA ESTRUCTURACIÓN DEL EMPRENDIMIENTO DE ECONOMÍA SOLIDARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698versión On-line ISSN 1982-6621

Resumen

NOVAES, RENATO CAVALCANTI; SOARES, ANTONIO JORGE CONÇALVES; TRIANI, FELIPE DA SILVA  y  TELLES, SILVIO DE CASSIO COSTA. OS MANUAIS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38185.  Epub 20-Ago-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838185.

A Educação Física foi inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2019, sendo o manual do professor o modelo de livro adotado. Este artigo analisa a inserção da Educação Física nesse programa e considera o contexto dos livros didáticos nesse componente curricular e o alinhamento dos manuais do professor com as políticas neoliberais de currículo que invadiram o campo da educação brasileira nas últimas décadas. Em um primeiro momento apresentamos o percurso dos livros didáticos de Educação Física no Brasil, desde os guias ginásticos, passando pelos livros didáticos, até os manuais do PNLD, momento em que a Educação Física escolar desperta nova relevância no mercado editorial. Em seguida, realizamos uma análise da coleção de manuais didáticos que obteve a maior quantidade de exemplares vendidos nos anos de 2019 e de 2020, a coleção Práticas Corporais, da Editora Moderna, revelando como ela pode se tomada como um dos indícios das reformas neoliberais de currículo em curso. Por fim, alertamos para a emergência de um sentido de Educação Física escolar moldado pelo mercado e apontamos alternativas para os manuais do professor de forma a escapar da lógica mercadológica vigente.

Palabras clave : Educação Física escolar; Plano Nacional do Livro Didático; currículo; neoliberalismo; livro didático; políticas públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )