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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

NOVAES, RENATO CAVALCANTI; SOARES, ANTONIO JORGE CONÇALVES; TRIANI, FELIPE DA SILVA  e  TELLES, SILVIO DE CASSIO COSTA. OS MANUAIS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e38185.  Epub 20-Ago-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469838185.

A Educação Física foi inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2019, sendo o manual do professor o modelo de livro adotado. Este artigo analisa a inserção da Educação Física nesse programa e considera o contexto dos livros didáticos nesse componente curricular e o alinhamento dos manuais do professor com as políticas neoliberais de currículo que invadiram o campo da educação brasileira nas últimas décadas. Em um primeiro momento apresentamos o percurso dos livros didáticos de Educação Física no Brasil, desde os guias ginásticos, passando pelos livros didáticos, até os manuais do PNLD, momento em que a Educação Física escolar desperta nova relevância no mercado editorial. Em seguida, realizamos uma análise da coleção de manuais didáticos que obteve a maior quantidade de exemplares vendidos nos anos de 2019 e de 2020, a coleção Práticas Corporais, da Editora Moderna, revelando como ela pode se tomada como um dos indícios das reformas neoliberais de currículo em curso. Por fim, alertamos para a emergência de um sentido de Educação Física escolar moldado pelo mercado e apontamos alternativas para os manuais do professor de forma a escapar da lógica mercadológica vigente.

Palavras-chave : Educação Física escolar; Plano Nacional do Livro Didático; currículo; neoliberalismo; livro didático; políticas públicas.

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