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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698versão On-line ISSN 1982-6621

Resumo

LOMBA, MARIA LÚCIA DE RESENDE  e  SCHUCHTER, LÚCIA HELENA. PROFISSÃO DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES E REFERENCIAIS TEÓRICOS. Educ. rev. [online]. 2023, vol.39, e41068.  Epub 30-Nov-2023. ISSN 1982-6621.  https://doi.org/10.1590/0102-469841068.

Este artigo objetiva apresentar, numa perspectiva histórica e reflexiva, conceitos e referenciais teóricos sobre docência e formação de professores/as na educação básica, destacando seus desafios. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta uma diversidade epistemológica acerca dos temas docência e formação de professores/as ancorada em autores como Nóvoa (1995; 1999; 2009; 2017; 2019); Gatti (2020; 2021); Gatti et al. (2019); Freire (2005); e Teixeira (2007), entre outros. O corpo deste texto tem como materialidade o recorte de duas teses de doutorado (LOMBA, 2020; SCHUCHTER, 2017); artigos de periódicos, entrevistas e capítulos de livros. O estudo aponta a necessidade de engajamento por parte dos/as professores/as em seus percursos formativos e no exercício de sua profissão, no que tange a pensar estratégias e possibilidades para as novas demandas impostas à educação que perpassam a sociedade, a vida escolar e a formação profissional. Docentes e seus pares, coletivamente, podem grassar conquistas e rupturas com modelos educacionais ineficientes, promovendo condições mais favoráveis ao trabalho e ações para as mudanças necessárias na busca por uma educação de qualidade. Sugere-se que as políticas públicas de formação são um direito, uma necessidade e uma corresponsabilidade de docentes e instituições educacionais. Espera-se que professores/as analisem, compreendam e intervenham consciente e criticamente em sua realidade, em sua profissão e em sua formação, visando à transformação social.

Palavras-chave : Docência; educação básica; formação de professores/as; professoralidade; profissão docente.

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