SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue02The experience and perceptions of youth in school life at the crossroads of learning: knowledge, indiscipline, violenceWork for college graduates in the new model of capitalist accumulation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

BARCA, Isabel. Os jovens portugueses: ideias em história. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.02, pp.381-403. ISSN 0102-5473.

O pensamento histórico de jovens portugueses tem sido objecto de análises intensivas em diversos estudos que se inserem numa linha de pesquisa em cognição contextualizada, que se desenvolveu com Dickinson & Lee (1978, 1984), Booth (1978) e Shemilt (1980, 1984). Neste artigo, as ideias de crianças e jovens são examinadas sob um enquadramento teórico que procede à destrinça de conceitos essenciais à natureza da História, rebatendo-se a ideia comum de que ‘os jovens não sabem nada’. As implicações dos resultados desta investigação para o Ensino da História são aqui discutidas no contexto das exigências da sociedade de conhecimento actual.

Keywords : Pensamento Histórico; Cognição; Jovens Portugueses; Educação Histórica; História; Estudo e Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )