SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número02A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens: o conhecimento, a indisciplina, a violênciaO trabalho para os jovens diplomados no novo modelo de acumulação capitalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

BARCA, Isabel. Os jovens portugueses: ideias em história. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.02, pp.381-403. ISSN 0102-5473.

O pensamento histórico de jovens portugueses tem sido objecto de análises intensivas em diversos estudos que se inserem numa linha de pesquisa em cognição contextualizada, que se desenvolveu com Dickinson & Lee (1978, 1984), Booth (1978) e Shemilt (1980, 1984). Neste artigo, as ideias de crianças e jovens são examinadas sob um enquadramento teórico que procede à destrinça de conceitos essenciais à natureza da História, rebatendo-se a ideia comum de que ‘os jovens não sabem nada’. As implicações dos resultados desta investigação para o Ensino da História são aqui discutidas no contexto das exigências da sociedade de conhecimento actual.

Palavras-chave : Pensamento Histórico; Cognição; Jovens Portugueses; Educação Histórica; História; Estudo e Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )