SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueNUMEROESPECIALO ensino da educação física em Portugal durante o Estado NovoWelcome to Cambridge: retratos da educação infantil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. Notas sobre distâncias e proximidades temporais da escolarização do corpo em um “projeto” de exegese moral: teoria crítica e história. Perspectiva [online]. 2004, vol.22, n.numeroespecial, pp.225-245. ISSN 0102-5473.

O trabalho articula contribuições originais da Teoria Crítica da Sociedade e o ofício do historiador. Parte da premissa que aquela tradição pode contribuir para a escrita da história ao provocar o historiador da escolarização a refletir sobre os condicionantes sócio-culturais da escolarização e diferentes culturas escolares. Recorre a um conjunto de observações contemporâneas sobre a educação do corpo na escola, articulado ao conteúdo manifesto de fontes escritas do século XIX no âmbito do atual Estado do Paraná, operando um duplo distanciamento - temporal e espacial -, discutindo permanências ou singularidades de um projeto de reforma moral pela via da educação corporal. Conclui afirmando a fecundidade da Teoria Crítica para o fazer do historiador da escolarização desde que o arcabouço daquela tradição seja fecundado com os procedimentos de pesquisa próprios ao campo da histórica.

Keywords : Educação Física; História; Aspectos Sociais; Corpo e Mente; Teoria Crítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )