SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número01Investigación y la formación de los intelectuales críticos en el postgrado en educaciónLos Planos Nacionales de Postgrado y sus repercusiones en el postgrado brasilero índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

GOUVEA, Fernando  y  MENDONCA, Ana Waleska Pollo Campos. A contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil: um percurso com os boletins da CAPES. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.01, pp.111-132. ISSN 0102-5473.

O artigo se remete a uma pesquisa institucional, financiada pelo CNPq e pela FAPERJ, desenvolvida no Departamento de Educação da PUC-Rio. Propõe-se, como o próprio título indica, a estudar a contribuição de Anísio Teixeira no processo de institucionalização da pós-graduação no Brasil, pela análise da sua atuação como Secretário Geral da CAPES, durante os anos de 1951 a 1964. Privilegia-se uma determinada fonte documental, o Boletim Informativo da CAPES, percebido como uma estratégia de intervenção institucional na configuração de um sistema de estudos pós-graduados, que se pretendeu organizar como uma rede, a partir da CAPES, nos seus anos iniciais.

Palabras clave : Teixeira, Anísio, 1900-1971; Pós-Graduação; Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )