SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue02Genres of discourse in the pedagogy of Portuguese language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473

Abstract

SOARES, Magda. Pesquisa em educação no Brasil: continuidades e mudanças. Um caso exemplar: a pesquisa sobre alfabetização. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.393-417. ISSN 0102-5473.

Com base em estudo sobre o estado do conhecimento a respeito da alfabetização, no Brasil, são identificadas as continuidades e mudanças na pesquisa em educação no país, da segunda metade do século XX ao início do século XXI. Indicando duas possíveis perspectivas de análise - externa, privilegiando as políticas de pesquisa e o papel dos cursos de Pós-Graduação, e interna, privilegiando o próprio conteúdo das pesquisas -, o artigo detém-se na segunda perspectiva, caracterizando-a como análise dos paradigmas em que elas se enquadram, definidos pela natureza da relação pesquisador-objeto da pesquisa - quadro epistemológico positivista ou interpretativo, e do foco posto sobre o objeto - foco na faceta individual, social ou cultural. Concluise, com relação aos paradigmas, que as mudanças não se dão por substituição, pois há coexistência de paradigmas ao longo do tempo, ocorrendo, assim, continuidades, embora com predominância de determinado paradigma em cada momento histórico. Com relação ao foco, conclui-se que há evidente mudança ao longo das décadas, pois este vai se deslocando da faceta individual para a faceta social e desta para a faceta cultural.

Keywords : Pesquisa Educacional; Alfabetização; Pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )