SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número02Gêneros do discurso na pedagogia da língua portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

SOARES, Magda. Pesquisa em educação no Brasil: continuidades e mudanças. Um caso exemplar: a pesquisa sobre alfabetização. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.02, pp.393-417. ISSN 0102-5473.

Com base em estudo sobre o estado do conhecimento a respeito da alfabetização, no Brasil, são identificadas as continuidades e mudanças na pesquisa em educação no país, da segunda metade do século XX ao início do século XXI. Indicando duas possíveis perspectivas de análise - externa, privilegiando as políticas de pesquisa e o papel dos cursos de Pós-Graduação, e interna, privilegiando o próprio conteúdo das pesquisas -, o artigo detém-se na segunda perspectiva, caracterizando-a como análise dos paradigmas em que elas se enquadram, definidos pela natureza da relação pesquisador-objeto da pesquisa - quadro epistemológico positivista ou interpretativo, e do foco posto sobre o objeto - foco na faceta individual, social ou cultural. Concluise, com relação aos paradigmas, que as mudanças não se dão por substituição, pois há coexistência de paradigmas ao longo do tempo, ocorrendo, assim, continuidades, embora com predominância de determinado paradigma em cada momento histórico. Com relação ao foco, conclui-se que há evidente mudança ao longo das décadas, pois este vai se deslocando da faceta individual para a faceta social e desta para a faceta cultural.

Palavras-chave : Pesquisa Educacional; Alfabetização; Pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )