SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número03Marcadores culturais surdos: quando eles se constituem no espaço escolarAs novas tecnologias como mediadoras nos processos de in/exclusão dos surdos na escola e na sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

KLEIN, Madalena. Deslocamentos na racionalidade política da formação profissional para surdos: do controle do desvio da espécie à tolerância/respeito à diversidade. Perspectiva [online]. 2006, vol.24, n.03, pp.101-117. ISSN 0102-5473.

A formação profissional dos surdos é tematizada, neste artigo, com base na análise das políticas de formação profissional desenvolvidas em diferentes tempos e espaços, tendo como referência as ações efetivadas nas escolas e pelos movimentos surdos. Discuto o argumento de que estes programas atendem a uma racionalidade política que visa à direção das condutas dos sujeitos ali envolvidos.A análise dos documentos indica que a ênfase em um controle do desvio da espécie o anormal surdo, que evidenciava as práticas e os discursos de reabilitação na formação para o trabalho, vem sendo deslocada para a tolerância/respeito pela diversidade, com os surdos sendo posicionados como grupo minoritário lingüístico.

Palavras-chave : Surdos; Educação; Formação Profissional; Educação para o Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )