SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número01Violencia familiar y aprendizaje: profundización de la victimización y el despojoEducação e os estudos atuais sobre letramento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

HERNANDEZ, Fernando. Narrativas en torno a las subjetividades en la escuela primaria. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.01, pp.171-206. ISSN 0102-5473.

No presente artigo apresenta-se algumas questões, dilemas e avanços surgidos na pesquisa O papel da escola primária na construção da subjetividade, realizada por 24 pesquisadores do grupo de pesquisa “Formação, Inovação e Novas Tecnologias” (FINT) - de cinco universidades de Cataluña, Espanha -, em um período de quatro anos. O principal desafio da redação do texto foi o de escolher quais aspectos, dos múltiplos que surgiram nesse intenso período de investigação, poderiam levar o leitor (a) a se acercar das implicações de uma investigação sobre um “objeto” que, com freqüência escapa diante de nossos olhos, nas notas de campo e no processo da escrita. Escolhemos, por fim, utilizando diversos registros e modos de escrita, apresentar alguns fragmentos do processo vivido na pesquisa que permitem mostrar nossa trajetória na compreensão de como as subjetividades infantis se expressam na escola primária, mas também em como esse processo afetou nosso percurso como pesquisadores.

Palavras-chave : Subjetividade; Escola Primária; Pesquisa Narrativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )