SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número02Lectura de textos literarios: placer y adquisición de conocimientoLa nueva orden educativa mundial y la Unión Europea: la formación de professores a partir de los principios comunes y la perspectiva en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

AMADO, Luiz Antonio Saléh. O trabalho docente diante da complexa relação entre educação e mercado. Perspectiva [online]. 2007, vol.25, n.02, pp.403-424. ISSN 0102-5473.

O texto discute o trabalho e a formação docente neste momento em que as transformações ocorridas no campo da produção colocam como exigência a criação de um novo tipo de sujeito e trabalhador. Afirma o lugar peculiar ocupado pelo profissional docente - sujeito às e sujeito das políticas públicas para a educação. Discute a necessidade de problematizar o trabalho e a formação destes profissionais e os processos de subjetivação engendrados pelos dispositivos pedagógicos, a partir da análise da relação entre educação e mercado, e das demandas produzidas com base nesta relação. Examina a reorganização dos espaços de formação docente, efetuada de modo a limitar o processo à profissionalização do professor, indagando qual a posição deste profissional da educação diante da reprodução da lógica atual e da construção de alternativas.

Palabras clave : Professores; Formação; Políticas Públicas; Formação Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )