SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01Educación popular: un proyecto colectivo de los movimientos sociales populares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473

Resumen

CANARIO, Rui. Movimentos sociais e educação popular: lutas nas empresas, em Portugal, após o 25 de Abril. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.01, pp.19-39. ISSN 0102-5473.

Tendo como referência empírica o movimento grevista operário que, no primeiro semestre de 1974, ocorreu na cintura industrial de Lisboa, antes e imediatamente após o derrube da ditadura fascista, em 25 de Abril de 1974, procurar-se-á colocar em evidência o potencial educativo desse movimento social, marcado pela autonomia. Pretende-se discutir qual a relação entre aprendizagens colectivas,realizadas no âmbito de processos instituintes de mudança social e o papel e a natureza do Estado nesses processos. Pretende-se num quadro teórico mais amplo, problematizar e discutir o conceito de educação emancipatória. Entende-se que a clarificação deste conceito, essencial para superar o actual desarmamento crítico face à lógica do capital, supõe a análise e desconstrução de uma visão da conflitualidade social no século XX reduzida à dicotomia entre dois campos: o do capitalismo e o do capitalismo de estado. Parte-se do pressuposto de que toda a acção e relação social é atravessada e impregnada por uma dimensão educativa, ela própria expressão política de relações de poder.

Palabras clave : Educação Popular; Movimentos Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )