SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número01Educação sexual: quando a articulação de múltiplos discursos possibilita sua inclusão curricularPesquisa qualitativa em educação e linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

LEAO, Geraldo Magela Pereira. Educar, ocupar, vigiar: alcances e limites de um programa para jovens pobres. Perspectiva [online]. 2008, vol.26, n.01, pp.319-340. ISSN 0102-5473.

Uma avaliação das políticas sociais voltadas aos adolescentes e aos jovens no Brasil nos revela urna inflexão a partir da segunda metade da década de 1990. Os programas tornaram-se mais numerosos e seguem uma tendência a combinar mecanismos de transferência de renda com a perseguição de outros objetivos, tais como a inserção escolar, o fomento à participação e/ou à formação profissional básica dos jovens atendidos. Este trabalho pretende apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o desenvolvimento do Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social em Belo Horizonte. Por meio de uma pesquisa qualitativa que compreendeu a análise de documentos, a observação de campo, e entrevistas com educadores e jovens atendidos em um dos seus núcleos, pretendeu-se compreender o seu funcionamento e os seus impactos como um programa sócio educativo.

Palavras-chave : Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social; Juventude Políticas Públicas; Juventude Aspectos Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )