SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01O registro da cor em requerimentos para concursos de professoresNegando igualdade de oportunidades educacionais: foco no monitoramento de habilidades na Educação Especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. A experiência estadunidense das ações afirmativas: uma análise à luz da teoria da igualdade de Ronald Dworkin. Perspectiva [online]. 2010, vol.28, n.01, pp.63-88. ISSN 0102-5473.

A teoria da igualdade de Ronald Dworkin se baseia no primado da igualdade de recursos, como faceta da justiça distributiva, compatível com uma sociedade liberal fraterna, baseada em um princípio político da igual consideração de todos seus membros. Nesse sentido, o artigo visa a interpretar algumas decisões da Suprema Corte dos EUA sob a luz da teoria de Dworkin, assim como tecer breves comentários acerca das mais recentes decisões do referido Tribunal sobre as políticas de ações afirmativas. Por fim, algumas considerações serão tecidas acerca de uma possível aplicação da teoria da igualdade liberal de Dworkin em nosso país.

Palavras-chave : Dworkin, Ronald; Ensino Superior; Igualdade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )