SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número01Neopragmatismo Rortyano e educaçãoSobre formas e conteúdos: a deficiência como produção histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

BONETI, Lindomar Wessler. O debate sobre as desigualdades e diferenças sociais na educação no Brasil: significados e contradições. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.01, pp.261-282. ISSN 0102-5473.

O artigo analisa o contexto histórico e as circunstâncias sociais da origem do debate sobre as desigualdades e diferenças sociais na educação no Brasil. O argumento central utilizado tem como base o pressuposto de que o debate sobre as desigualdades e diferenças sociais na educação tem origem a partir de duas dinâmicas interligadas do mundo social: a construção histórica do arcabouço institucional da educação (normas, regras e valores), e os novos processos sociais ocorridos ao longo da história brasileira, que fomentam novos fins e significados ao fazer educacional, no qual se situa efetivamente a origem do debate analisado. Argumenta-se que, no processo histórico da consolidação do pensamento científico dominante dos dias atuais, foram sendo liberados ingredientes para a formação do conceito de cientificidade, originados especialmente nas ciências da natureza e apropriados pela classe burguesa como mecanismos de distinção de classe. Tais ingredientes, como é o caso da noção de cientificidade, evolução e homogeneidade, traduzem a ideia de “normalidade” e “civilidade” constantes no arcabouço institucional da educação. Assim, considera-se que mesmo a institucionalização da educação, que tem como parâmetro o “modelo civilizatório” burguês europeu, mantendo-se inalterada, novos processos sociais, como é o caso das diferentes dinâmicas econômicas, sociais e culturais, delineiam novos contornos para os fins e significações da educação, de onde nasce o debate sobre as diferenças e desigualdades sociais na educação.

Palavras-chave : Educação; Desigualdades Sociais; Diferenças Sociais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )