SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número03História de uma Instituição Escolar: democratização ou elitização do ensino secundário (1939-1971)?Educação Profissional de Pessoas com Deficiência: adaptações para a acessibilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473

Resumo

BERTOLIN, Julio Cesar Godoy. O (des)governo na expansão da educação superior brasileira: da inoperância do Estado à supremacia da lógica do mercado. Perspectiva [online]. 2013, vol.31, n.03, pp.1043-1063. ISSN 0102-5473.

A educação superior brasileira vem passando nas últimas duas décadas por um processo de significativa expansão. A partir de meados da década de 1990 o sistema começou a apresentar um forte crescimento, especialmente por meio do credenciamento de novas instituições privadas, não-universitárias. Tal processo resultou num significativo aumento nos indicadores quantitativos, tais como taxas de atendimento, quantidade de cursos de graduação e número de alunos matriculados. Entretanto, os níveis de alinhamento dessa expansão com as políticas de desenvolvimento socioeconômico e com os interesses maiores da sociedade (ou do mercado) precisam ser investigados. O presente artigo realiza uma revisão da literatura acerca do fenômeno da mercantilização da educação superior, apresenta e analisa aspectos e indicadores da expansão do sistema e, por fi m, demonstra que os interesses privados estão sendo determinantes no desenvolvimento da educação superior brasileira.

Palavras-chave : Educação Superior; Expansão do Ensino Superior; Mercantilização do Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )