SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Fundamentos de la Teoría Histórico - Culturaly la apropiación del lenguaje escritoMaestra alfabetizadora: un oficio y muchos quehaceres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

AGUIAR, Maria Aparecida Lapa de; BORTOLOTTO, Nelita  y  PELANDRE, Nilcéa Lemos. A alfabetização e o dialogismo: encontros com a palavra na vida. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.161-178. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p161.

Neste trabalho procura-se contextualizar a importância para a alfabetização da concepção dialógica da linguagem - da arquitetônica de Bakhtin -, e da perspectiva de aprendizagem de Vigotski, buscando contribuir com discussões que se põem desde a década de 1980 sobre o assunto, estendendo-se aos dias atuais. Para tal intento, são apresentadas, em linhas gerais, as orientações dos documentos oficiais no que diz respeito às concepções de linguagem e às propostas teórico-metodológicas em uma perspectiva de letramento e de interação social. Também se faz a defesa da alfabetização pela abordagem histórico-cultural e de práticas sociais de leitura e escrita constituídas na relação eu/outro. Discutem-se, ainda, algumas possibilidades metodológicas desenvolvidas com base em projetos de docência que possam edificar o processo alfabetizador pela atividade da comunicação verbal, ou seja, pela palavra real como enunciado concreto. Por fim, defende-se a consolidação de uma metodologia da alfabetização que propicie o desenvolvimento de práticas sociais no decorrer do processo de apropriação do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que conduza à valoração do sujeito com responsabilidade sobre o pensar, falar e atuar. Preconiza-se assim o reforço de políticas públicas de formação em serviço de professores, fomentando atitudes responsivas perante os sujeitos-alunos, constituindo-os leitores e escritores competentes.

Palabras clave : Alfabetização; Interação Verbal; Formação Docente.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )