SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Pressuposto da Teoria Histórico-Cultural para a apropriação da cultura escrita pela criançaProfessora alfabetizadora: um ofício e muitos fazeres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

AGUIAR, Maria Aparecida Lapa de; BORTOLOTTO, Nelita  e  PELANDRE, Nilcéa Lemos. A alfabetização e o dialogismo: encontros com a palavra na vida. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.1, pp.161-178. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n1p161.

Neste trabalho procura-se contextualizar a importância para a alfabetização da concepção dialógica da linguagem - da arquitetônica de Bakhtin -, e da perspectiva de aprendizagem de Vigotski, buscando contribuir com discussões que se põem desde a década de 1980 sobre o assunto, estendendo-se aos dias atuais. Para tal intento, são apresentadas, em linhas gerais, as orientações dos documentos oficiais no que diz respeito às concepções de linguagem e às propostas teórico-metodológicas em uma perspectiva de letramento e de interação social. Também se faz a defesa da alfabetização pela abordagem histórico-cultural e de práticas sociais de leitura e escrita constituídas na relação eu/outro. Discutem-se, ainda, algumas possibilidades metodológicas desenvolvidas com base em projetos de docência que possam edificar o processo alfabetizador pela atividade da comunicação verbal, ou seja, pela palavra real como enunciado concreto. Por fim, defende-se a consolidação de uma metodologia da alfabetização que propicie o desenvolvimento de práticas sociais no decorrer do processo de apropriação do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que conduza à valoração do sujeito com responsabilidade sobre o pensar, falar e atuar. Preconiza-se assim o reforço de políticas públicas de formação em serviço de professores, fomentando atitudes responsivas perante os sujeitos-alunos, constituindo-os leitores e escritores competentes.

Palavras-chave : Alfabetização; Interação Verbal; Formação Docente.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )