SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2The conditions of school learning, youth cultures and the use of ICTs in entering high school: the problem of transmission among young people and teachersFoucault's genealogy and education policies: analytical possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

COSTA, Marilda de Oliveira. Parceria interinstitucional entre universidade e movimento social do campo para a formação de professores. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.2, pp.641-664. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n2p641.

Este artigo é parte de estudos realizados no mestrado em educação e tem por objetivo discutir a concepção de educação apresentada no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da Terra desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso entre 1999 e 2003 e aquela difundida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Objetiva, ainda, analisar de que forma se estabeleceu a parceria com a universidade na realização do curso Pedagogia da Terra. É um estudo de abordagem qualitativa e constou de análise de documentos e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos gestores da política, aos docentes e a estudantes. Os materiais analisados mostram que a concepção de educação difundida no curso foi objeto de tensionamentos, embates e fortes enfrentamentos entre a universidade e o movimento social. Havia dois projetos em disputa, e cada um difundia concepções de educação e sociedade muito distintas. Por um, constatou-se que o trabalho educativo dos movimentos vai além da base curricular tida como oficial e que, por mais que exista interação entre saberes dos movimentos e da universidade, os conflitos tenderão a aparecer, pois os projetos educativos de uma e de outra parte não coincidem e, por vezes, se antagonizam.

Keywords : Parceria Público-Privada; Pedagogia da Terra; Formação de Professores.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )