SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número3Da linguagem à ideologia: contribuições bakhtinianasA atualidade das contribuições de Moisey M. Pistrak e Viktor N. Shulgin para a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Resumo

SANT'ANA, Ruth Bernardes. O trabalho em redes e grupos de colaboração em pesquisa: desafios contemporâneos. Perspectiva [online]. 2015, vol.33, n.3, pp.1143-1162. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1143.

O artigo apresenta uma reflexão sobre colaboração interuniversitária em redes e grupos nacionais e internacionais de pesquisa na contemporaneidade, com ênfase no seu valor, nos seus impasses e nos desafios impostos às pessoas e aos grupos participantes. O trabalho parte do suposto de que cenário acadêmico brasileiro exige do professor pesquisador o ajuste dos interesses pessoais aos coletivos de pesquisadores e, ao mesmo tempo, a resposta às exigências advindas do modelo concorrencial que orienta a produção científica na contemporaneidade. Tomando isso em consideração, busca-se subsidiar os interessados na escolha das modalidades de pesquisa colaborativa e dos tipos de projetos, contribuir para a organização da divisão do trabalho no interior das equipes de pesquisa e, quem sabe, no encorajamento de coletivos de pesquisadores a empreenderem projetos colaborativos. Tendo como referencial metodológico a análise de redes sociais, a pesquisa valeu-se de estudos bibliográficos e de reflexões sobre a prática cotidiana da pesquisa em grupo no âmbito da produção científica universitária, inclusive a partir da inserção do autor deste artigo em um coletivo voltado à constituição de uma rede interuniversitária de investigação em educação.

Palavras-chave : Redes de Pesquisa; Colaboração Científica; Universidade; Internacionalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )