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Perspectiva

versión impresa ISSN 0102-5473versión On-line ISSN 2175-795X

Resumen

HANDFAS, Anita  y  SILVA, Julia Polessa Maçairalda. Articulação entre universidade e escolas públicas: o caso do curso de pós-graduação lato sensu em ensino de sociologia da UFRJ. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.1, pp.73-91. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p73.

O objetivo do artigo é discutir a formação continuada de professores, tendo por base a experiência do curso de pós-graduação lato sensu - especialização em ensino de Sociologia da Faculdade de Educação da UFRJ. Para alcançar esse objetivo, apoiando-se nas noções de campo e habitus de Pierre Bordieu, foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e considerados os dados da avaliação da coordenação do curso, para entender os impactos causados pelo trânsito dos professores entre os campos da universidade e da escola. Dentre as conclusões, destacamos que para uma parte considerável dos alunos o curso representa a possibilidade real de retomada da formação acadêmica, que em grande parte foi abandonada pela contingência do trabalho docente na escola. Os dados analisados reafirmam a concepção do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (Cespeb), cujos princípios se assentam na articulação entre universidade e escola públicas.

Palabras clave : Formação Continuada Docente; Estudo de Caso; Pós-Graduação Lato Sensu; Ensino de Sociologia.

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