SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3The women's insertion in alphabetization program: students motivationsConceptions of teachers on their teaching practices using the narrative type before and after a metatextual intervention program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

SOUZA, Donaldo Bello de  and  ALCANTARA, Alzira Batalha. Planos Municipais de Educação metropolitanos: desafios ao acompanhamento e avaliação local. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.758-782. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p758.

Este artigo visa à análise da previsão e dos desafios relativos ao acompanhamento e avaliação local de Planos Municipais de Educação, tomando por base os planos pertencentes a dez municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, aprovados no período 2001-2012.Pautado na análise de conteúdo desses documentos,constata a preocupação desses planos em sinalizar a participação de diversos atores sociais na sua elaboração, assim como no âmbito da previsão do seu acompanhamento e avaliação sistemáticos, em que pese o fato de não atribuírem centralidade aos CMEs como lócus privilegiadopara a consecução dessas ações.

Keywords : Plano Municipal de Educação (PME); Plano Nacional de Educação (PNE); Acompanhamento e Avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )